sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

O Pacto

 


O Pacto com o Diabo nunca pode ser desfeito. Uma vez que você vendeu a sua alma, já era. Não depende mais da sua vontade. Será pela eternidade.

O diabo não existe. E ele está em todo lugar. Está dentro de nós. Precisa apenas de um clique para nos ocupar. Aí já era. Virá a vitória. Virá a derrota. Virá o arrependimento. Virá a culpa. Mas aí já era.

Algumas vezes eu já senti que estive em presença demoníaca. Numa aula, conversava com um aluno sobre sei lá o quê e o papo acabou parando na tragédia de Brumadinho. “Ganhei muito dinheiro naquele dia, professor”, disse o aluno. “Como assim?”, perguntou o professor. “Quando vi aquilo, pus uma grana nas ações da Vale”, replicou o aluno sorrindo. O diabo sorria.

Em 17/04/2016, o diabo sorriu em rede nacional. Subiu no palanque, virou para a câmera e homenageou o torturador. “Perderam em 1964, perderam em 2016”, disse o diabo. Apenas um deputado cuspiu no diabo. Boa parte dos restantes aplaudiu. As ruas aplaudiram. O Pacto já estava feito. Alguns se arrependeriam depois. Mas já não depende mais da vontade deles.

A grande arma do diabo é dizer aquilo que a pessoa quer escutar. Todos temos nosso ponto fraco. E queremos soluções simples. O diabo às vezes nos oferece a simplicidade. Seduz com tolices e com noções comuns. “Eu não gosto de corruptos”, disse o diabo. Não que ele se importe com isto. Isto é o de menos. “Eu também não gosto”, pensou o seduzido. “Temos que prender todos os corruptos”, disse o diabo. “É isso aí”, disse o seduzido. Numa sociedade em que todo mundo é culpado todo mundo acha que é o único inocente. É muito fácil convencer o “único inocente” de que o outro é culpado. Basta um boato. O boato vira denúncia. O diabo faz o resto.

O diabo assume a face que o seduzido deseja. Pode ser o tiozão que fala “a real”. Pode ser o juiz que manda prender e que chama direito de defesa de “formalidade”. Pode ser o tecnocrata do mercado financeiro que diz que você vai ganhar muito dinheiro se o cara mais pobre perder os direitos trabalhistas.

O Pacto está em todo lugar. O Pacto é a nossa história. É o bandeirante matando o indígena. É o senhor de engenho chicoteando o negro e estuprando a negra. É a Vale soterrando pessoas em Minas Gerais e garantindo o lucro do acionista em São Paulo. É o militar colocando um rato na vagina da militante presa. É o cidadão de classe média que vê o presídio superlotado e acha isto justo. “Queremos Justiça”. Quem faz o Pacto sempre se acha um “injustiçado”. Ele é o único inocente, afinal. E sempre acha que “merece” o que conseguiu depois do Pacto. A história do Brasil é uma sucessão de tragédia cometidas em nome de uma parcela da população que ou apoia ou opta por um silêncio criminoso enquanto o crime é cometido. Uma hora a ficha cai. Mas quando cai, já era. Já não tem mais alma. A coragem para desfazer o Pacto exige alma. A solução não virá de quem a perdeu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário