A
Friboi pertence ao maior conglomerado de frigoríficos de carne bovina. Segundo
o Wikipédia, tem um valor de mercado de R$ 17,8 bilhões e um lucro em 2012 de
R$ 1,2 bilhão.
Em
2013, a Friboi iniciou uma bem sucedida campanha para tornar-se uma marca
conhecida. Chamou um artista de grande credibilidade, Tony Ramos, para sair
pelo Brasil perguntando se a carne era Friboi ou não. Virou até meme. O nome
Friboi se tornou sinônimo de excelência mesmo para pessoas como eu, que não
fazem a menor ideia da procedência da carne que comem. Em 2014, uma nova
jogada. Um caminhão de dinheiro para fazer o rei Roberto Carlos, aparentemente
um ex-vegetariano, dizer que come carne Friboi. Foi a pior propaganda do mundo,
Roberto não se deu nem ao trabalho de cortar e pôr na carne na boca (talvez por
ser rei não deva cortar o próprio bife), mas tanto faz. É assunto, o rei numa
propaganda. Mas uma vez o nome Friboi dominando a mídia.
José
Batista Júnior, o Júnior da Friboi, será candidato do PMDB ao governo de Goiás.
Ex-deputado estadual, ele é filho do dono da Friboi e usa o nome da marca como
nome político, do mesmo jeito que o Tiririca. A campanha para tornar o nome “Friboi”
famoso pode tornar-se um exemplo de sucesso de marketing político. Graças às
campanhas publicitárias da companhia, ele, mesmo desconhecido, já tem nome,
slogan, simpatizantes e pode vender a ideia de que possui qualidade. “Peça
Friboi” nas urnas, um bom slogan. E seu nome sendo citado país afora.
Sinceramente
não sei o efeito que as propagandas da Friboi tiveram para o valor da empresa. Acredito que nem os donos da empresa. Sinceramente nunca vi uma empresa deste tipo investindo tanto em marketing. Os olhos deles estão voltados para outubro e só
veremos se as peças publicitárias foram bem-sucedidas ou não esse ano após a abertura das urnas.
Tony Ramos e o rei não foram usados para vender carne, são cabos eleitorais,
mesmo que talvez nem saibam disso.
O
que leva o dono de uma empresa com um lucro de R$ 1,2 bilhão por ano a concorrer
ao governo de um estado? Provavelmente a taxa de retorno. Ele espera obter nos
4 anos de mandato um valor maior do que os R$ 1,2 bilhão que ganha vendendo
carne. Está, inclusive, no partido certo para este tipo de planos. O cargo deve realmente trazer coisas boas, para justificar tanta
publicidade. Enquanto isso, faça a sua parte: Peça Friboi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário