sexta-feira, 21 de junho de 2019

Porta dos Desesperados - O ministro Mallandro e a histeria política



Quando eu era criança, meu quadro de TV favorito era a Porta dos Desesperados no programa do Sérgio Mallandro. Neste quadro, uma criança tinha que escolher entre três portas, uma repleta de brinquedos, uma com uma bicicleta e outra com um ator vestido de monstro que saia correndo se a porta fosse aberta. A grande estrela do quadro era Mallandro que, alucinado, tentava fazer a criança mudar de porta. Ele berrava, chorava, rolava no chão, tudo pra fazer a criança mudar de porta. Se a criança mudasse de porta, em seguida ele começava a berrar, chorar, rolar no chão, mas desta vez para fazer a criança voltar à porta que havia escolhido. A Porta dos Desesperados é uma boa metáfora para o que aconteceu no Brasil nos últimos anos. Uma pessoa histérica e alucinada berrando na orelha de uma pessoa e ela escolhendo no final a porta com o monstro.
Ao pensar neste texto, resolvi procurar no Youtube um vídeo da Porta dos Desesperados. Uma coisa que me surpreendeu nesta busca é que eu realmente não me lembrava de que o Sérgio Mallandro era um ator tão ruim. Ele já havia sacado, porém, qual era a principal arma para enganar, manipular e entreter uma pessoa, a histeria. A televisão nos anos 90 nos acostumou a algumas coisas. A ideia de glorificação da violência vem de lá, por exemplo. Mas uma pouco comentada é a forma como ela nos acostumou à histeria. Diversos atores e atrizes, muitas vezes profissionais, utilizam das armas da histeria para esconder o fato de que são péssimos atores e atrizes. O exemplo mais gritante disto, a meu ver, é Adriana Esteves. Ela ganhou fama e prestígio graças a pior interpretação da história da teledramaturgia mundial (ok, é exagero), que foi o papel de Carminha. Faça uma careta bem caricata, jogue os braços para o alto, grite, descabele-se. É isto que ela faz em basicamente todos os papéis que têm, sempre sendo premiada por isto. Uma eterna Carminha.
Atores não profissionais também utilizaram a histeria na arte de enganar. Todo programa sensacionalista da TV tem um apresentador histérico, que berra e bate na mesa. O povo gosta disto e identifica esta característica como sendo algo real. A histeria foi tratada como qualidade. São pessoas que dizem aquilo que “poucos têm a coragem de dizer”, mas que no fundo quase todo mundo diz. A histeria permite que este apresentador repita o senso comum como se aquilo fosse um ato libertador. Este tipo de programa sempre tem o histérico como estrela e ao seu lado um “especialista” calmo, normalmente um advogado canastrão que trabalha como figurante de um grande espetáculo circense.
A televisão nos acostumou e popularizou a ideia da pessoa chiliquenta e berrando, baseando suas opiniões em sensos comuns vazios e recusando qualquer tipo de reflexão. Jair Bolsonaro surge como um personagem perfeito para o tipo de papel que a televisão sempre vangloriou. O presidente levou à política o apresentador de TV sensacionalista. Bolsonaro não é especialista em nenhum assunto, sendo incapaz de falar sobre mais de um minuto sobre qualquer assunto. Suas opiniões são baseadas em achismos completamente descolados de qualquer estudo ou análise, resumindo-se a “ideias” fracas que geram bordões. Seus 28 anos de mandatos insignificantes como deputado federal foram premiados com inúmeras participações em programas popularescos em que ele era convidado a dar sua opinião “polêmica” sobre todos os assuntos possíveis.
Se Bolsonaro representou bem o papel histérico do apresentador de televisão sensacionalista, Sérgio Moro assumiu com esperteza o papel de auxiliar advogado canastrão. Assistindo a sessão de Moro no Senado na última quarta-feira, impressionou-me a forma como o ministro é mal preparado para mentir. Se Bolsonaro lembra Adriana Esteves interpretando a Carminha, Sérgio Moro lembra o Cigano Igor. Moro normalmente muda o tom de voz, começa a piscar mais rápido e gagueja quando está mentido. Dificilmente consegue olhar nos olhos do seu interlocutor quando vai inventar algo. Lembro-me dele no programa de Pedro Bial, quando o apresentador perguntou se ele gostava de ler. O ministro disse que sim, que gostava de biografias, e o apresentador perguntou qual a última que ele tinha lido. Moro olhou pro lado, piscou quinhentas vezes e disse gaguejando que não lembrava.
Na mesma resposta Moro disse, em sequência, que seu celular havia sido hackeado, que não usava Telegram, que as mensagens eram falsas e que não havia nada demais no que havia sido exposto. Sempre piscando e olhando para o horizonte. Suas respostas na sessão eram baseadas em quatro ou cinco bordões que havia decorado e que respondia independente da  relação que havia entre a questão e a resposta. Um deputado aproveitou a sessão para perguntar sobre a situação nas prisões em Amazonas e Moro disse que era vítima de uma mídia sensacionalista. Disse isso um dia depois de ir ao Ratinho, aliás. Lembrou-me muito o Dr. Farah, do antigo programa do SBT e que em um dado momento chamou Ratinho de Sr. Rato.
Não espaço para reflexão e pensamento no campo da histeria. Há somente o estímulo aos são instintos, neste caso quase sempre a raiva e o ódio. Toda a carreira de Bolsonaro e de seu assistente de palco Sérgio Moro são baseadas nisto. Foi muito fácil para a grande mídia nacional incorporá-los. Eles se adequaram perfeitamente à dinâmica da narrativa política adotada a partir de 2013.  Foi fácil para o público histérico aceitar o enredo tosco que construíram. É muito difícil escapar da narrativa que ela ajudou a criar sobre o ministro. Lembro-me quando ele se tornou ministro da Justiça e da Segurança Pública e foi apresentado por toda a mídia como um especialista sobre o assunto. Procurei para tentar achar alguma contribuição de Moro na área acadêmica sobre os temas. Não encontrei nenhum. A mídia vendeu Moro do mesmo jeito que Ratinho vendia o canastrão Dr. Farah. Nesta semana, Moro dá indícios de que vai colocar a PF para perseguir o órgão de mídia que está divulgando suas mensagens. A maior parte da grande mídia apoia o ministro, tentando desta forma recuperar o monopólio da informação. Todo mundo sabe desde sempre que o julgamento de Lula foi fajuto. Mas o show tem que continuar. O Brasil é vítima de uma grande pegadinha do Mallandro. E ela só tem graça enquanto aqueles que são as vítimas sigam sem perceber. O monstro saiu da casinha. Glu glu ié ié.

Um comentário:

  1. Histeria é um termo grego. Vem de hístero (útero). O estudo de mulheres ditas histéricas gerou a psicanálise freudiana. Ela tem sintomas físicos e não abrange só mulheres. Falta de ar, desequílibrio emocional são alguns. Não gosto da banalização de termos. Usar o termo histérico para pessoas que falam alto e gesticulam muito é o mesmo que adjetivar algo incomum como surreal. A banalização das palavras. O esvaziamento de seus significados. A histeria é um assunto absolutamente fascinante no meu entender. Mais do que um comportamento "maluco" de um apresentador de televisão medíocre. Mas entendo o teor da sua argumentação. Gosto da origem das palavras e seu significado original.

    ResponderExcluir